Master em Direção de Finanças – MDF

O programa Master em Direção de Finanças – MDF da ESIC oferece ao aluno a especialização para torná-lo um expert em finanças empresariais.

Trata-se de um programa essencialmente prático, por meio do qual os alunos poderão utilizar métodos e ferramentas atuais, que facilitarão a tomada de decisões no ambiente financeiro, tanto nacional quanto internacional.

Este programa incorpora a função financeira na estratégia dos negócios da organização, integrando finanças com as demais áreas operacionais, apresentando e debatendo os seguintes tópicos:

•  Os detalhes e as principais características e técnicas chave de finanças, bem como sua natureza e sua essência comuns em qualquer organização;
  •  Os parâmetros relevantes do ambiente e a crescente interação entre os diferentes mercados;
  •  A importância do equilíbrio entre conhecimento e experiência.

Parceria Faculdade São Luiz e

A eficácia da análise mercadológica passa pela:

•  Integração da função financeira na estratégia empresarial de forma ampla;
  •  Exposição das principais características técnicas da área financeira, que constituem sua natureza e essência, comuns a qualquer organização. Adaptando-as, com flexibilidade e criatividade, em cada caso individual;
  •  Adição de parâmetros relevantes do ambiente, considerando a globalização financeira, que promove maior interação entre diferentes mercados e não apenas a diversificação geográfica das operações comerciais.
    A metodologia adotada para este programa incentiva o desenvolvimento de capacidades técnicas e de gestão. Permite que o aluno refine seus conhecimentos e habilidades em gestão financeira, através das combinações de técnicas utilizadas como apresentações, estudo de caso e debates, que refletem situações reais do ambiente empresarial.

O Master em Direção de Finanças – MDF foi concebido como um programa de especialização para:

•  Profissionais da área financeira que desejam atualizar seus conhecimento;
  •  Assessores e consultores de empresas que buscam a gestão financeira que seja sistemática e rigorosa;
  •  Universitários que buscam especialização nos diversos ramos de finanças.

O programa inclui a utilização de um simulador de Estratégia de Gestão Financeira, em um contexto dinâmico, competitivo e internacional.

Nosso aluno se integra a equipes de trabalho que simulam Comitês de Gestão Financeira, as quais competem entre si, objetivando testar a competência diante da concorrência, principalmente na tomada de decisões, que incluem todas as áreas de gestão empresarial, com ênfase em finanças.

A simulação permite que nosso aluno atue como um autêntico diretor, planejando, gerenciando e controlando a evolução e progresso de seus empreendimentos virtuais.
Em todas as aulas:

•  Utilizam-se softwares específicos para a gestão financeira;
  •  Incentiva-se a participação, através de técnicas criativas para análise de problemas extraídos de situações reais;
  •  Estimula-se a interação entre professores e alunos, através de modernas técnicas de comunicação.

A Função Financeira

• Finanças Corporativas – Objetivos e responsabilidades;
  • Sistemas de informação contábil;
  • Sistemas de análises de custos;
  • Diagnóstico econômico financeiro e parâmetros relevantes do entorno econômico;
  • Análise e tomada de decisões com base em cálculo financeiro;
  • Controladoria e auditoria fiscal – A incidência do contexto fiscal.

Gestão das Finanças a Curto Prazo

• Técnicas de negociação com fornecedores e gestão de compras;
  • A gestão de estoques e produção;
  • As políticas de crédito e de cobrança dos clientes;
  • A gestão da tesouraria e controle de orçamento. Gestão da liquidez;
  • Os instrumentos de financiamento bancário a curto prazo;
  • Cálculo de custo efetivo das operações financeiras.

Política de Investimento

• Organização e controle do investimento;
  • O financiamento do projeto de investimento;
  • Avaliação estratégica dos investimentos;
  • Critérios de avaliação econômica financeira;
  • Tratamento do risco e da inflação;
  • Bolsa de Valores.

Decisões de Financiamento a Longo Prazo

• Fontes de financiamento da empresa brasileira;
  • Critérios para definir a estrutura de financiamento e a política de dividendos;
  • Financiamento por leasing, renting, factoring e confirming.

Derivativos e Fianças Internacionais

• Mercados financeiros, riscos e operações internacionais.

Planejamento e Controle Financeiro

• Planejamento estratégico e implantação da estratégia através da organização;
  • Utilização do balance scorecard integral.

Estratégia Financeira: Valoração de Empresas e Criação de Valor

• Dimensão estratégica das finanças;
  • Implicações financeiras das atividades operacionais;
  • Valoração das empresas;
  • Fusões e aquisições de empresas;
  • Sustentabilidade Empresarial e criação de valor para o acionista.

Habilidades Diretivas e Gerenciais

• Governança corporativa e ética empresarial;
  • Técnicas de comunicação e apresentação;
  • Técnicas de negociação;
  • Condução de reuniões;
  • Gestão da inovação nas organizações;
  • Simulação econômica financeira;
  • Gestão de Projetos.