Institucional

O São Luiz é mantido pela Associação Dehoniana Brasil Meridional - ADBM, vinculado a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, presente em 39 países com 34 centros educativos, tendo São Luiz Gonzaga, o protetor da juventude, como seu patrono.

 

História

A Faculdade São Luiz, credenciada pelo MEC em 2004, insere-se em uma longa tradição de ensino de Filosofia em Brusque (SC). A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de atender às necessidades formativas de seus membros, criou um curso de Filosofia, em 1933. Iniciava assim a sua atuação no campo dos estudos filosóficos que perdura até os dias atuais.

Em 1973, por iniciativa dos professores do Curso de Filosofia, foi criada a Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e a Escola Superior de Estudos Sociais (ESES) que habilitava professores para o ensino de Educação Moral e Cívica através do Curso de Estudos Sociais. Atendia tanto à necessidade de preparação de professores para a rede de ensino municipal e estadual na região, como também aos estudantes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

No ano de 2000, por razão de remanejamento interno de seu sistema formativo, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus resolveu criar sua própria Instituição de Ensino Superior, que veio a se chamar Faculdade São Luiz, com a finalidade de oferecer um curso livre de Filosofia para seus estudantes.

Em 2003 a popularidade do ensino e o reconhecimento da comunidade levou a instituição a um novo patamar. Neste mesmo ano a Faculdade São Luiz entrou com o pedido de credenciamento e autorização de funcionamento do curso de Filosofia, e no dia 18 de novembro de 2004 foi credenciada pelo MEC, dando início ao seu primeiro Processo de Seleção, com 78 alunos matriculados.

Com o padrão de Ensino Superior consolidado, a Faculdade São Luiz começou seu processo de expansão. No dia 7 de novembro de 2013, obteve autorização do Curso de Administração (Bacharelado) pelo MEC Conceito de Curso nota 4 (de 1-5).

 

Missão

Contribuir, sob a inspiração de valores cristãos, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional.

 

Objetivos Gerais

Como instituição confessional católica, a Faculdade São Luiz alicerça toda a sua atividade em uma visão integral e cristã de pessoa humana, considerada em suas dimensões corporal, psíquica e espiritual e em suas relações consigo mesma e com o mundo:

  • Buscar, por um processo avaliativo permanente, níveis de elevada qualidade de ensino, pesquisa e extensão;
  • Formar profissionais de nível superior que, pela competência teórica e prática, contribuam eficazmente para o desenvolvimento da sociedade;
  • Promover atividades de investigação que visem o conhecimento da realidade regional e que resultem em soluções criativas para a comunidade e o meio;
  • Estender à comunidade, sob forma de cursos e serviços especiais, as atividades de ensino e de pesquisa.

 

Uma marca, uma nobre missão: educar!

O São Luiz em Brusque, a cada dia vem crescendo mais. Com a expansão mais recente para o ensino superior, tem uma única marca para expressar sua identidade e missão.

São mais de 100 anos de história e dedicação no serviço à educação, se (re)inventando cada dia mais.

Para responder aos novos desafios, a unificação do ícone tem como objetivo em nível global, padronizar a comunicação, alinhada com muitas das obras dehonianas presentes nos cinco continentes do mundo. Em nível local, comunicar que o São Luiz atua do ensino básico (infantil; fundamental I e II; e Médio) ao ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão). Possui uma única identidade e missão, inspirada na vida e obra de Padre Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

O ícone Cruz e o Coração vazado, mais os caracteres, São Luiz, querem expressar, que a educação na vida brota do amor. O processo educativo é um tempo nobre na vida do ser humano! Vivê-lo e exercê-lo com amor, é para os sábios. O coração vazado é um convite para preencher, com a nossa vida, este espaço vazio. Na perspectiva cristã, a vida nova surge da cruz. A cada nova experiência, vamos moldando nossa vida – por isso uma cruz assimétrica. Da cruz, nasce a esperança! Ao nos colocarmos com amor nesta missão, suavizaremos as cruzes, para contribuir na formação de pessoas imbuídas de valores para o bem da sociedade.

Como instituição do ensino básico ao superior, queremos contribuir com amor e profissionalismo, por meio de ensino de qualidade, na formação de novas gerações.

Direção

 


  1. Diretor Geral:
  2. Claudio Marcio Piontkewicz

  1. Vice-Diretor:
  2. Francisco Lawall

 

 

  1. Secretário Geral:
  2. Luiz Carlos Berri
  3. luiz.berri@saoluiz.edu.br
  1. Biblioteca:
  2. Luzia Fatima de Miranda
  3. biblioteca@saoluiz.edu.br
  1. Comercial:
  2. Paulo Sergio Vieira
  3. paulo.vieira@saoluiz.edu.br
  1. Financeiro:
  2. Moacir Carlos Holz
  3. moacir.holz@saoluiz.edu.br
  1. Marketing/Comunicação:
  2. Fabiola Mota
  3. fabiola.mota@saoluiz.edu.br

Institucional

Recredenciamento: Portaria 640 de 18/05/2012 / D.O.U. 21/05/2012.
Credenciamento: Portaria MEC 3.830 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.

 

Administração

Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SERES nº 520 de 26/07/2018 / D.O.U. 31/07/2018.
Autorização: Portaria 567 de 07/11/2013 / D.O.U. 08/11/2013.

 

Filosofia

Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SERES nº 1.094 de 24/12/2015 / D.O.U 28/12/2015.
Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SESu nº 384 de 19/03/2009 / D.O.U. 20/03/2009.
Autorização: Portaria MEC 3.831 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.

Avaliação Institucional

O processo de avaliação interna na Faculdade São Luiz, começa orientado pelo SINAES, Lei 10.861 de 09 de julho de 2004, que prevê a criação e implantação da CPA para criar, organizar, implementar e desenvolver a avaliação institucional interna como um processo educativo, crítico e auto regulador de toda a Comunidade Educacional interna e externa, visando efetiva elevação da qualidade da educação dentro de uma prática social coparticipativa, corresponsável e de respeito às diferenças e especificidades.

 

Comissão Própria de Avaliação

Coordenador da CPA: Prof. Francisco Lawall

Representante do Corpo Docente: Prof. Antonio Clóvis Gartner

Representante do Corpo Docente: Prof. Amilton Fernando Cardoso

Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Janaina Steffen

Representante do Corpo Discente: Bruno Preilipper

Representante da Comunidade Brusquense: Fernanda Boos Comandoli

 

Concepção de Avaliação

É um processo formativo contínuo de coparticipação ativa e efetiva de todos os sujeitos da comunidade interna e externa da IES, que busca informações de autoconhecimento e tomada de decisões de caráter político-pedagógico-administrativo, oportunizando a auto regulação da gestão na efetivação da missão e das políticas institucionais.

 

As Dimensões da Auto-avaliação

  • Missão e o Plano de Desenvolvimento da Instituição;
  • O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Graduação e na Pós-Graduação;
  • A Responsabilidade Social;
  • A comunicação com a Sociedade;
  • As Políticas de Pessoal: Corpo Docente e Técnico-Administrativo;
  • Organização e Gestão Organizacional;
  • Infraestrutura física;
  • Planejamento e Avaliação;
  • Sustentabilidade Financeira.

 

Atribuições da CPA

  • Sensibilizar a comunidade acadêmica para o processo de auto avaliação;
  • Elaborar proposta de auto avaliação institucional;
  • Validar tal proposta no âmbito da comunidade acadêmica e nos conselhos superiores da IES;
  • Implementar a proposta discutida e adotada na IES;
  • Formular relatório preliminar para debate institucional;
  • Envolver a comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional;
  • Elaborar metodologia que permita observar a coerência entre o projeto institucional e a prática concreta;
  • Estabelecer estratégias que propiciem a participação na realização da proposta;
  • Recolher as informações pertinentes;
  • Interpretar os dados coletados à luz da missão e finalidades institucionais;
  • Diagnosticar os problemas e as potencialidades;
  • Indicar prioridades de intervenção;
  • Consolidar relatório final e ser remetido às instâncias competentes.

 

Objetivo Geral

Criar e implementar um processo de avaliação integrado à globalidade da instituição juntamente com a sociedade que permita conhecer, analisar e refletir a Faculdade São Luiz, para ampliar e consolidar a consciência crítica, política e pedagógica, visando ao contínuo repensar a efetivação da missão institucional.

 

Etapas da Avaliação

Preparação: sensibilização e elaboração da proposta de auto avaliação.

Desenvolvimento: levantamento de dados e informações.

Consolidação: elaboração de relatórios, divulgação e balanço crítico.

 

Relatório da Avaliação Institucional 2017

 

O Regimento da Faculdade São Luiz rege os princípios, finalidades, dispõe estruturas administrativas e acadêmicas, além de comunicar, ademais, outros parâmetros para o funcionamento da instituição.

 

  • Salas de aula

    As salas são amplas, bem iluminadas, equipadas com quadros côncavos e iluminação indireta, que garante uma melhor visualização de qualquer ângulo da sala. Contamos com recursos áudio e projetores multimídia. Ambiente climatizado, com cadeiras estofadas possibilitando conforto para o desenvolvimento dos acadêmicos.

  • Cantina

    Ambiente agradável, moderno e confortável. Serve lanches saudáveis e nutritivos visando o bem-estar e comodidade dos estudantes.

  • Laboratórios de Informática

    São dois Laboratórios de Informática, equipados com computadores de última geração, acesso à internet e softwares modernos que auxiliam como ferramenta de aprendizado nas aulas curriculares. Ambiente climatizado e com assentos confortáveis.

  • Auditório

    O auditório é amplo e elevado para melhor visualização de todos os ângulos do palco. Possui 146 poltronas confortáveis e equipadas com mesa para escrever. Ambiente climatizado, dispõe ainda de mesa de som, áudio e projetor multimídia.

  • Foyer

    Dispõe de um amplo espaço no piso superior para convivência e exposições de feiras e obras de artes, ou credenciamento de eventos, bem iluminado com vista ampla para todo o pátio e as avenidas que circundam a instituição.

  • Acessibilidade

    A Faculdade São Luiz dispõe dos recursos necessários para acesso de pessoas com necessidades especiais se locomoverem em todos os espaços da instituição, desde elevador, banheiros próprios e níveis adequados a todas as salas.

  • Estacionamento

    Para maior comodidade dos alunos e professores, o estacionamento é gratuito, amplo, pavimentado, iluminado e monitorado por câmeras de segurança.

  • Biblioteca

    Com um acervo riquíssimo de obras, muitas delas raras e em diversas línguas, bem como revistas e periódicas de várias áreas do conhecimento que podem ser consultado por meio de um sistema específico e prático, oportunizando o enriquecimento cultural dos acadêmicos. Dispõe de cabines individuais para leitura e sala para estudo dedicado.

A Faculdade São Luiz, atua como agente da cultura empreendedora, mantendo convênio com empresas e Associações de Brusque e Região do Vale do Itajai, visando garantir que os alunos tenham acesso a estágios e eventos que contribuam para aprimorar o processo de aprendizagem.

Em nível internacional a FSL firmou convênio com a ESIC, Business Marketing School, escola de negócios de renome na Europa, e na América Latina, eleita entre as melhores escolas de negócios. Desde 2009 são realizados programas superiores, desde pós graduação a módulos internacionais com ótimas avaliações.

 

Egressos

O São Luiz é uma instituição confessional e observadora dos valores fundamentais ao desenvolvimento humano. Desde 2017, está oportunizando a formação de novos profissionais, bacharéis e especialistas, para a sociedade. É motivo de orgulho contribuir na formação de cidadãos imbuídos de princípios éticos e comprometidos  com a vida e a sociedade, e que fazem a diferença na atividade profissional que desempenham.

Egresso, de graduação e pós-graduação, continue fazendo parte desta história!

Fique por dentro do que acontece por aqui, conheça os cursos de formação continuada e mantenha contato conosco.

Você será sempre muito bem-vindo!

Clique aqui e mantenha seu cadastro atualizado.

Colégio São Luiz

Rua Padre Gattone, 112
Centro - Brusque / SC

47

3351.1200

Faculdade São Luiz

Av. das Comunidades, 233
Centro - Brusque / SC

47

3396.7919

Ezcuzê Propaganda