O São Luiz é mantido pela Associação Dehoniana Brasil Meridional - ADBM, vinculado a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, presente em 39 países com 34 centros educativos, tendo São Luiz Gonzaga, o protetor da juventude, como seu patrono.
A Faculdade São Luiz, credenciada pelo MEC em 2004, insere-se em uma longa tradição de ensino de Filosofia em Brusque (SC). A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de atender às necessidades formativas de seus membros, criou um curso de Filosofia, em 1933. Iniciava assim a sua atuação no campo dos estudos filosóficos que perdura até os dias atuais.
Em 1973, por iniciativa dos professores do Curso de Filosofia, foi criada a Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e a Escola Superior de Estudos Sociais (ESES) que habilitava professores para o ensino de Educação Moral e Cívica através do Curso de Estudos Sociais. Atendia tanto à necessidade de preparação de professores para a rede de ensino municipal e estadual na região, como também aos estudantes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
No ano de 2000, por razão de remanejamento interno de seu sistema formativo, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus resolveu criar sua própria Instituição de Ensino Superior, que veio a se chamar Faculdade São Luiz, com a finalidade de oferecer um curso livre de Filosofia para seus estudantes.
Em 2003 a popularidade do ensino e o reconhecimento da comunidade levou a instituição a um novo patamar. Neste mesmo ano a Faculdade São Luiz entrou com o pedido de credenciamento e autorização de funcionamento do curso de Filosofia, e no dia 18 de novembro de 2004 foi credenciada pelo MEC, dando início ao seu primeiro Processo de Seleção, com 78 alunos matriculados.
Com o padrão de Ensino Superior consolidado, a Faculdade São Luiz começou seu processo de expansão. No dia 7 de novembro de 2013, obteve autorização do Curso de Administração (Bacharelado) pelo MEC Conceito de Curso nota 4 (de 1-5).
Contribuir, sob a inspiração de valores cristãos, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional.
Como instituição confessional católica, a Faculdade São Luiz alicerça toda a sua atividade em uma visão integral e cristã de pessoa humana, considerada em suas dimensões corporal, psíquica e espiritual e em suas relações consigo mesma e com o mundo:
Recredenciamento: Portaria 640 de 18/05/2012 / D.O.U. 21/05/2012.
Credenciamento: Portaria MEC 3.830 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.
Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SERES nº 520 de 26/07/2018 / D.O.U. 31/07/2018.
Autorização: Portaria 567 de 07/11/2013 / D.O.U. 08/11/2013.
Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SERES nº 1.094 de 24/12/2015 / D.O.U 28/12/2015.
Reconhecimento de Curso: Portaria MEC/SESu nº 384 de 19/03/2009 / D.O.U. 20/03/2009.
Autorização: Portaria MEC 3.831 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.
O processo de avaliação interna na Faculdade São Luiz, começa orientado pelo SINAES, Lei 10.861 de 09 de julho de 2004, que prevê a criação e implantação da CPA para criar, organizar, implementar e desenvolver a avaliação institucional interna como um processo educativo, crítico e auto regulador de toda a Comunidade Educacional interna e externa, visando efetiva elevação da qualidade da educação dentro de uma prática social coparticipativa, corresponsável e de respeito às diferenças e especificidades.
É um processo formativo contínuo de coparticipação ativa e efetiva de todos os sujeitos da comunidade interna e externa da IES, que busca informações de autoconhecimento e tomada de decisões de caráter político-pedagógico-administrativo, oportunizando a auto regulação da gestão na efetivação da missão e das políticas institucionais.
Criar e implementar um processo de avaliação integrado à globalidade da instituição juntamente com a sociedade que permita conhecer, analisar e refletir a Faculdade São Luiz, para ampliar e consolidar a consciência crítica, política e pedagógica, visando ao contínuo repensar a efetivação da missão institucional.
Preparação: sensibilização e elaboração da proposta de auto avaliação.
Desenvolvimento: levantamento de dados e informações.
Consolidação: elaboração de relatórios, divulgação e balanço crítico.
A Faculdade São Luiz, atua como agente da cultura empreendedora, mantendo convênio com empresas e Associações de Brusque e Região do Vale do Itajai, visando garantir que os alunos tenham acesso a estágios e eventos que contribuam para aprimorar o processo de aprendizagem.
Em nível internacional a FSL firmou convênio com a ESIC, Business Marketing School, escola de negócios de renome na Europa, e na América Latina, eleita entre as melhores escolas de negócios. Desde 2009 são realizados programas superiores, desde pós graduação a módulos internacionais com ótimas avaliações.