A Faculdade São Luiz, credenciada pelo MEC em 2004, insere-se em uma longa tradição de ensino de Filosofia em Brusque (SC). A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de atender às necessidades formativas de seus membros, criou um curso de Filosofia, em 1933. Iniciava assim a sua atuação no campo dos estudos filosóficos que perdura até os dias atuais. Entre os 141 cursos de Filosofia existentes no país, o da Faculdade São Luiz alcançou a 25ª posição, segundo o ENADE e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). No estado, entre os cursos ativos, ocupa a segunda colocação.
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a formação de filósofos e filósofas que, refletindo criticamente a realidade em seus múltiplos aspectos, atuem na edificação de uma sociedade orientada por valores humanos e cristãos.
Desenvolver atividades acadêmicas em que os grandes problemas filosóficos a respeito do mundo, do ser humano e do transcendente, sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico atual.
A Faculdade São Luiz está inserida no contexto de um município e de uma região com alta representatividade econômica e social em indústrias têxteis e metalúrgicas, em zona turística marítima e rural, bem como em uma rede educacional vastíssima no ensino infantil, fundamental, médio. Além do campo educacional formal que é vasto estas áreas de produção acima citadas poderão oportunizar ao filósofo formado no curso de filosofia pela Faculdade São Luiz campo de trabalho nas seguintes possibilidades de atuação:
Ao profissional de outras áreas da atividade científica que se gradua também em filosofia, abrem-se novas perspectivas de atuação em seu próprio campo de especialização, mediante o exame crítico de fundamentos a partir do rigor e método adquiridos no estudo da filosofia.
No tempos atuais, frente à grande difusão e prestígio das ciências empíricas e da técnica, se faz necessário uma mentalidade filosófica mais intensa. O ser humano é um ser pensante destinado a viver a vida do espírito criativo. Sendo a filosofia um poderoso fator de cultura e formação pessoal, desenvolve várias habilidades e competências na pessoa do estudante.
Prof. Ms. Francisco Lawall
Currículo Lattes
E-mail: francisco.lawall@saoluiz.edu.br
O corpo docente possui titulação e habilitação adequada na área de conhecimento específico da disciplina a ser ministrada, objetivando conhecimento teórico e prático.
Com o foco em uma formação superior diferenciada para o mercado brasileiro, a Faculdade São Luiz oferece diversas disciplinas que efetivamente resultam no perfil de um Filósofo preparado para os mais complexos desafios do mercado de trabalho.
Período Matutino
Das 07h20 às 11h40
Entende-se avaliação como um processo contínuo e integrado ao ensino aprendizagem, dentro da articulação teoria-prática e a realidade vivencial do sujeito aprendente e a instituição, na perspectiva de apontar alternativas para a resolução de situações imprevisíveis, transitórias e multidimensionais.
Na especificidade do ensino são procedimentos didático-pedagógicos diversos, que sob critérios compartilhados de comum acordo entre os sujeitos envolvidos no processo, visam perceber dados qualitativos e quantitativos na relação e na produção efetiva ocorrida nos instrumentos aplicados, visando à formação de um ser humano crítico, criativo e reflexivo que desenvolva o saber pensar, saber fazer, saber conhecer, saber viver com os outros. É feita por disciplina, considerando a frequência e o aproveitamento do aluno. O discente deve recuperar notas, quando não atingir o patamar mínimo necessário na competência ou no bimestre, antes do encerramento do módulo.
a) 1° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos, formarão uma nota (N1).
N1 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).
b) 2° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos.
N2 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).
(N1 + N2) / 2 = M1
c) Final do semestre: prova escrita que compreende o conjunto dos conteúdos da disciplina.
N3 (Nota da Prova escrita)
(M1 + N3) /2 = M2
(5,0) Para ser aprovado
O Centro Acadêmico de Filosofia (CAF), é o órgão representativo do corpo discente do Curso de Filosofia da Faculdade São Luiz.
Ser o órgão oficial de representação dos acadêmicos de Filosofia.
Promover eventos sócio-culturais.
Defender os direitos e reivindicações de seus membros junto à direção, aos professores e à sociedade.
Convocar os estudantes para debate de seus problemas, visando a busca de solução.