Graduação

A Faculdade São Luiz admite as seguintes formas de ingresso para os cursos de Graduação:

 

PROCESSO SELETIVO

Clique aqui e confira o edital para Processo Seletivo 2019

 

ENEM

O Enem é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos e o seu resultado pode ser aproveitado para ingresso nos cursos de Graduação. Serão avaliados os boletins de desempenho de cada candidato e será desclassificado aquele que obtiver resultado nulo e não tenha alcançado o total de duzentos pontos na classificação final. São aceitos Boletins do Enem dos últimos cinco anos.

 

PROUNI

Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em Instituições de Educação Superior Privadas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior. A Faculdade São Luiz disponibiliza de bolsas integrais e parciais (50%). Podem participar: estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência. Saiba mais em: prouniportal.mec.gov.br.

 

Histórico Escolar

Levando em conta seu rendimento escolar do ensino médio, você pode participar do processo de seleção através do seu histórico escolar. Só serão aceitos portadores de histórico escolar com média aritmética igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco).

 

Transferência Interna e/ou Externa

Esta opção é destinada ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada em um curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior e que deseja ingressar em um dos cursos oferecidos pela Faculdade São Luiz. Também destinado ao aluno da FSL, regularmente matriculado ou com matrícula trancada, que deseja trocar de curso internamente.

 

Diploma de Curso Superior

Você já é graduado e deseja fazer um novo curso? Use seu diploma de graduação para ingressar em um dos cursos da Faculdade São Luiz, sem a necessidade de realizar novo Vestibular de Processo Seletivo.

 

Mais Informações: Departamento Atendimento ao Candidato

E-mail: comercial@saoluiz.edu.br | Telefone: (47) 3396-7919

As Atividades Complementares são componentes curriculares, realizadas durante o período de integralização do curso, que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas em outras IES ou fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Têm por finalidade enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com o perfil do próprio acadêmico, indo além dos limites das disciplinas e alargando o currículo do curso frequentado, via experimentos e vivências internas e externas à Faculdade São Luiz. As Atividades Complementares, por fim, visam aproximar o acadêmico do mundo do trabalho por meio de atualização profissional contextualizada, isto é, integrada às peculiaridades regionais e culturais, incentivando a sua inserção na comunidade.

 

Confira o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação

 

Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior

A Faculdade São Luiz, através do Núcleo do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), promove o acesso a educação através do convênio com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e também o Educa Mais Brasil. Com o objetivo de oportunizar ao acadêmico, em condição de vulnerabilidade social e financeira, cursar os programas de graduação mediante o atendimento dos requisitos preestabelecidos nos editais.

 

Programa Universidade para Todos – PROUNI

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação, criado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015, Portaria Normativa MEC nº 2, de 1º de fevereiro de 2012 e Portaria SESu nº 87, de 3 de abril de 2012.

 

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há mais de uma década no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais.

 

Uniedu

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.

A monitoria, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), é uma função de assessoria prestada por estudantes de graduação a professores em vista da complementação de sua tarefa docente mediante o apoio didático aos alunos das respectivas disciplinas. Proporcionar aos estudantes, que assumem a tarefa de monitor, a oportunidade de aprofundar a sua compreensão da problemática das disciplinas correspondentes e de desenvolver a capacidade de ajudar outros na mesma compreensão.

Tem por Objetivo:

  • Oferecer aos estudantes em geral condições para o melhor aproveitamento do estudo de determinadas disciplinas.
  • Contribuir para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino de graduação na Faculdade.
  • Criar um clima de colaboração e solidariedade entre os estudantes no interesse comum pelo progresso de todos no desenvolvimento de sua capacidade intelectual e de seus conhecimentos.

O Calendário Acadêmico contempla as atividades letivas, recessos, feriados e atividades relacionadas aos processos da secretaria acadêmica.

CALENDÁRIO 2019

 

 

Horário Semanal - Administração (2019-1) Horário Semanal - Filosofia (2019-1)

 

1. Matrícula

A matrícula, ato formal de ingresso no curso de graduação e de vínculo com a Faculdade São Luiz, realiza-se na Secretaria, em prazos estabelecidos no calendário escolar ou por meio de Edital da Diretoria Geral.

1.1. Matrícula de calouros

O aluno classificado no processo seletivo da Faculdade São Luiz deverá apresentar fotocópias autenticadas dos seguintes documentos para efetivar a sua matrícula:

  • 02 (duas) fotos 3×4 (atualizadas);
  • 02 (duas) vias autenticadas do Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • 02 (duas) vias autenticadas do Diploma de Ensino Médio;
  • 02 (duas) vias autenticadas do RG (não sendo aceito outro documento de identificação);
  • 02 (duas) vias autenticadas da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 01 (uma) fotocópia simples do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • 01 (uma) fotocópia simples do Título de Eleitor;
  • 01 (uma) fotocópia simples do comprovante de endereço do candidato ou responsável legal;
  • para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos: 01 (uma) fotocópia simples do Certificado de Reservista, ou Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • para menores de 18 anos: 01 (uma) fotocópia simples documento oficial de identificação, com foto, do responsável legal;
  • no caso de diploma de 3º grau, 02 (duas) vias autenticadas do Diploma, frente e verso.

Importante: a não apresentação da documentação exigida, nos prazos estabelecidos, suspenderá os efeitos da matrícula.

1.2. Rematrícula

A matrícula é renovada semestralmente, sob a coordenação da Secretaria, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, denominando-se rematrícula.

O aluno veterano da Faculdade São Luiz, para realizar a sua rematrícula, deverá preencher o requerimento próprio na secretaria acadêmica, dentro do prazo previamente estipulado no calendário acadêmico.

1.3 Trancamento de matrícula

É concedido o trancamento de matrícula para o efeito de interrompidos temporariamente os estudos, manter o aluno seu vínculo com a Faculdade São Luiz e seu direito à renovação de matrícula.

Indispensável: O aluno não deve simplesmente abandonar os seus estudos. Deve procurar a secretaria acadêmica para solicitar o trancamento da matrícula.

1.4 Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula é a cessação total do vínculo do aluno com a Faculdade São Luiz, e ocorrerá por transferência do aluno para outra instituição de ensino superior; por expressa manifestação do aluno, por abandono, em decorrência de motivos disciplinares, se for ultrapassado o prazo máximo para a integralização curricular do curso e se for ultrapassado o prazo de oito semestres de trancamento total de matrícula.

1.5 Reabertura de matrícula

Para retornar á instituição, o aluno deverá preencher requerimento próprio, na secretaria acadêmica, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico. O aluno que interrompeu seu curso por trancamento, cancelamento ou desistência poderá, havendo disponibilidade de vagas, reingressar na Faculdade São Luiz.

1.6 Ajuste de Matrícula

O ajuste de matrícula é a inclusão e ou a retirada de disciplinas, que pode ser decorrente do processo de validação de disciplinas e deve ser feito dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

 

2. Transferência

A Faculdade São Luiz, no limite das vagas existentes, pode abrir processo seletivo para transferência de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins, mantidos por estabelecimentos de educação superior, nacionais ou estrangeiros, de acordo com a legislação em vigor e as normas internas.

Para tanto, o candidato deverá preencher o requerimento na secretaria acadêmica, munido do respectivo histórico escolar, plano de ensino das disciplinas (ementas) e atestado de matrícula ou trancamento e aguardar o parecer final do coordenador do curso.

A aprovação ou não da transferência, baseia-se na análise do currículo escolar do acadêmico e da disponibilidade de vaga.

2.1 Adaptação

Entende-se por adaptação conjunto de atividades prescritas pela Faculdade São Luiz, com o objetivo de situar ou classificar, em relação aos seus planos e padrões de ensino, o aluno cuja transferência foi por ela aceita.

O aproveitamento é concedido pelo coordenador do curso, ouvido, se necessário, o professor responsável pela disciplina, observadas as normas e legislação vigentes.

2.2 Desistência

O aluno que desistir do curso sem comunicar a Secretaria Acadêmica, estará incorrendo na inadimplência contratual e na perda de vaga. Orienta-se então, o trancamento de matrícula e/ou do cancelamento de matrícula.

 

3. Frequência e Faltas

3.1 Frequência

A Lei nº 9.394/96 (§3º do art. 47), a Resolução CFE nº 04/86 e o Regimento Geral da Faculdade São Luiz, estabelecem a frequência obrigatória, em cada disciplina, de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e demais atividades escolares de cada disciplina.

3.2 Regime Excepcional

É assegurado aos alunos, amparados por prescrições estabelecidas em lei, o direito a tratamento excepcional, com dispensa de frequência regular, de conformidade com as normas constantes no Regimento Geral da Faculdade São Luiz.

A ausência nas atividades escolares, durante o regime excepcional, em conformidade com a Lei nº 6.202/75, com o Decreto nº1.044/69 e com o Regimento Geral deve ser compensada pela realização de trabalhos e de exercícios domiciliares, com acompanhamento do professor da disciplina, realizados de acordo com o plano de curso fixado, em cada caso, consoante ao estado de saúde do estudante e as possibilidades da Faculdade São Luiz, a juízo da Direção.

Indispensável: o regime excepcional através de realização de tarefas domiciliares não se aplicará quando o afastamento do aluno coincidir com atendimentos e/ou atividades práticas programadas para esse período.

A apresentação dessas tarefas não desobriga o acadêmico da realização de avaliações de aprendizagem previstas e adotadas pelas disciplinas. Ao retornas ás aulas, o acadêmico deverá apresentar á secretaria acadêmica, no prazo de 3 (três) dias a contar do término de seu impedimento, requerimento solicitando a reposição da(s) prova(s) que tenha deixado de realizar durante o período de afastamento.

 

4. Avaliação

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

4.1 Procedimentos de Avaliação

O procedimento de avaliação compreende:

a) 1° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos, formarão uma nota (N1).

N1 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).

b) 2° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos.

N2 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).
(N1 + N2) / 2 = M1

c) Final do semestre: prova escrita que compreende o conjunto dos conteúdos da disciplina.

N3 (Nota da Prova escrita)
(M1 + N3) /2 = M2
(5,0) Para ser aprovado

 

As notas atribuídas nas disciplinas serão divulgadas durante o semestre em três momentos previstos no calendário acadêmico.

4.2 Critérios de Aprovação

É aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 na média final e a frequência mínima de 75% ás aulas e demais atividades escolares.

Indispensável: O aluno reprovado por não ter alcançado seja a frequência, seja a nota mínima exigida, repetirá a disciplina, sujeito às mesmas exigências de frequência e aproveitamento, estabelecidas no Regimento da Faculdade São Luiz.

A verificação e registro da frequência são de responsabilidade do professor e seu controle será efetuado pela Secretaria.

4.3 Divulgação das Notas

A divulgação das notas N1, N2 e N3 acontecerão em datas previstas no calendário acadêmico.

O aluno terá acesso ao resultado de suas notas, consultando seu boletim on lilne, com o uso de sua senha pessoal e intransferível.

Caso alguma nota não tenha sido divulgada, o aluno deverá recorrer diretamente ao professor da respectiva disciplina.

4.4 Reposição de Provas

Ao aluno que deixar de comparecer às provas, na data fixada, pode ser concedida segunda chamada, desde que requerida no prazo de 03(três) dias úteis, a contar da data da realização da prova, e se comprovando o motivo que o justifique, a juízo do Coordenador do Curso.

Esta justificativa se dá através do preenchimento do requerimento próprio e do pagamento de uma taxa.

Indispensável: O ato de requerer não garantirá que a solicitação seja deferida. Esse regime não se aplicará as arguições, trabalhos, avaliações práticas, verificações de leituras, relatórios, exercícios ou formas de avaliação que não exigem teste escrito.

O professor não deverá receber do aluno atestado médico ou declaração de trabalho como justificativa de falta. Compete ao próprio acadêmico requerer a realização do teste na secretaria acadêmica.

4.5 Revisão de Notas

Pode ser concedida revisão de nota atribuída às provas escritas, quando requerida no prazo de 03(três dias), contados da data de sua divulgação.

A revisão de nota é requerida através do preenchimento do requerimento próprio, na secretaria acadêmica e do pagamento de uma taxa.

O colegiado de Curso designará Comissão Especial para efetuar a referida revisão que deverá ser feita na presença do aluno.

 

5. Histórico escolar, certidões, atestados, declarações e outros documentos

Histórico escolar, certidões, atestados, declarações e outros documentos referentes a situação escolar do aluno, serão fornecidos pela secretaria acadêmica, onde deverão se solicitados com antecedência e com a efetivação do pagamento de uma taxa.

5.1 Expedição de documentos

A expedição de quaisquer documentos pela secretaria acadêmica será feita dentro do prazo de até 5(cinco) dias úteis, após o pagamento da taxa específica para cada documento.

Semestralidade

Em contraprestação pelos serviços educacionais a serem prestados na vigência do contrato, o(a) contratante pagará a contratada a semestralidade correspondente ao valor dos créditos do curso escolhido, conforme especificado no requerimento de matrícula, dividida em 6(seis) parcelas mensais e consecutivas, sendo a 1ª paga no ato da matrícula e as demais, com datas de vencimento no dia 20 de cada mês, por meio de boleto bancário.

Obs.: Valor do crédito para 2018: R$ 45,55 (quarenta e cinco reais e cinquenta e cinco centavos).

*Descontos especiais para o curso de Administração.

 

Valores dos Encargos de Expediente

Obs.: A expedição do documento pela secretaria será efetuada dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis mediante o pagamento da taxa estabelecida.

 

I – TRANSFERÊNCIAS Valor R$
1) Expedição de Documentos para Transferência Externa 45,00
2) Solicitação de ingresso por Transferência Externa 25,00
3) Solicitação de ingresso por Transferência Interna

 

II – SOLICITAÇÕES Valor R$
1) 2ª Oportunidade de Prova ou Exercício 30,00
2) Revisão de Prova ou Exercício 40,00
3) Histórico Escolar 30,00
4) Atestado de Notas 15,00
5) Ingresso com Curso Superior Isento
6) Programa de Disciplina 6,00
7) Requerimento de Matrícula Fora do Prazo 30,00
8) Requerimento de Solicitação de Análise de Situação Acadêmica de Formandos Isento
9) Requerimento de Outorga de Grau em Separado 60,00
10) Trancamento de Matrícula Isento
11) Solicitação de Reingresso Isento
12) Solicitação de Alteração de Matrícula em Disciplina 10,00
13) Requerimento de Prova de Suficiência Isento

 

III – DECLARAÇÕES Valor R$
1) de Matrícula 8,00
2) de Frequência 8,00
3) de Conclusão de Curso Isento

 

IV – DIPLOMAS E CERTIFICADOS Valor R$
1) Registro de Diploma de Curso de Graduação Isento
2) Registro de 2ª Via de Diploma de Curso de Graduação 225,00
3) Registro de Certificado de Curso de Extensão Isento
4) Registro de 2ª Via de Certificado de Curso de Extensão 10,00
5) Certificado de Conclusão de Curso de Graduação Isento

 

V – BIBLIOTECA Valor R$
1) Multa diária por atraso de material 1,25
2) 2ª via da carteira 7,00

Colégio São Luiz

Rua Padre Gattone, 112
Centro - Brusque / SC

47

3351.1200

Faculdade São Luiz

Av. das Comunidades, 233
Centro - Brusque / SC

47

3396.7919

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