Notícias

Professor do São Luiz participa de lançamento de livro

13/05/2019 às 14:03

Amilton Fernando Cardoso, professor doutor do São Luiz, participou no dia 26 de abril, do lançamento do livro “Eu Sou Animal: uma revolução social em busca do antiespecismo”. O docente, em coautoria com o Prof. Dr. Alejandro Knaesel Arrabal contribuíram com o capítulo do livro “Economia Ecológica e o Mercado da Fauna Silvestre: observações a partir do pensamento complexo”.
O livro EU SOU ANIMAL publicado pela Manuscritos Editora, com organização da Professora Ana Selma Moreira, espelha a relevância que o tema Direitos Animais vem adquirindo, principalmente no Brasil; portanto o capítulo procura fomentar o debate a respeito do mercado da fauna silvestre, a partir de uma abordagem integrada ao conceito de Economia Ecológica.
Metodologicamente, o estudo leva em conta elementos teóricos do Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Realizado por meio de revisão bibliográfica, o texto foi estruturado em duas partes: a primeira explora aspectos conceituais da relação entre as categorias fauna e humanidade; a segunda trata da Economia Ecológica e sua aplicação no âmbito do mercado da fauna silvestre.
Com base neste estudo é possível afirmar que a aspiração histórica de liberdade da vida humana transfigurou-se, lamentavelmente, na obsessão pelo domínio das forças naturais. O aprisionamento e as tentativas de domesticação de animais silvestres correspondem a uma agressão que mutila e viola profundamente o equilíbrio ecossistêmico da vida planetária. A diferença entre o mundo cultural e o mundo natural não pode ser ignorada.
O equilíbrio da biodiversidade planetária, da qual o homem é parte constitutiva, pressupõe que na humanidade reconheça e preserve os aspectos distintivos que qualificam a vida animal.
A racionalidade econômica, que procura equacionar a obtenção do máximo de benefícios a partir do emprego dos recursos limitados, precisa redirecionar-se para perceber a natureza também como destinatária de benefícios, e não apenas como sede de recursos. Assim, é fundamental caminhar para uma educação voltada ao fomento de uma cultura ecológica, promotora da sustentabilidade socioeconômica ambiental.

 

Colégio São Luiz

Rua Padre Gattone, 112
Centro - Brusque / SC

47

3351.1200

Faculdade São Luiz

Av. das Comunidades, 233
Centro - Brusque / SC

47

3396.7919

Ezcuzê Propaganda