Pe. Zaqueu convida as turmas do São Luiz para relembrar a jornada de Pe. Dehon

13/03/2020 às 16:45

Padre Dehon e a Jornada mundial de oração pelas vocações dehonianas

Amanhã, dia 14, estaremos celebrando 177 anos de nascimento de Pe. Dehon e nesta semana o Pe. Zaqueu passou nas salas relembrando junto com os alunos a trajetória do nosso fundados. Confira abaixo um pouco dessa trajetória:

Padre João Leão Dehon, nascido em La Capelle, norte da França, o filho de Júlio e Estefânia Dehon foi esperado para ser o continuador dos negócios da família. Porém, na adolescência, numa noite de Natal, sente-se chamado à vocação sacerdotal. Seu pai determinantemente contra o envia a Paris para estudar direito. Depois de seus estudos, retorna para sua cidade natal, entrega o diploma de doutor em direito civil a seu pai e inicia sua caminhada para o sacerdócio. É ordenado padre no dia 19 de Dezembro de 1868. Trabalhou no Concílio Vaticano I como estenógrafo.

Retorna para a França como sétimo vigário paroquial na pequena cidade de San Quentin. Ali desenvolve um grande trabalho com os operários tão explorados pelas consequências da Revolução Francesa e Industrial. Funda o Colégio São João e o Patronato São José, lugares de apoio aos filhos destes sofredores. Continua aprofundando sua intimidade com o Sagrado Coração de Jesus e por isso decide fundar em 28 de Junho de 1878, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. O novo instituto cresce rapidamente e por isso já no ano de 1903, envia os primeiros dehonianos aqui para Brusque. Nesta terra, nossos padres iniciam a obra São Luiz, continuando o Carisma dado por Deus a Padre Dehon.

Neste dia 14, somos convidados a oração pelas vocações dehonianas. Também devemos recordar e discernir a nossa vocação específica na Igreja e no mundo, sendo sinal profético em nossos dias.

Pe. Zaqueu Suczeck, scj