Notícias

Palestra-oficina: Notícias

15/08/2019 às 16:47

Processo de criação de uma notícia e o perigo do “fake news” com o Jornalista Anderson Vieira

Na última terça-feira, 13/08, as turmas de 5º ano do São Luiz puderam conhecer com mais detalhes como se dá o processo jornalístico. Mediadas pela Professora de Língua Portuguesa, Cristiane de Souza, com o apoio do Coordenador de Ensino Fundamental II, Fabrício Bado, desenvolveu-se a Palestra-oficina: Notícias, com o protagonismo do Jornalista Anderson Vieira –  Portal Olhar do Vale (https://olhardovale.com.br).

O profissional convidado apresentou as etapas para a construção de uma notícia, inclusive fazendo uma edição em tempo real; Distinguiu fato e opinião, esclarecendo como buscar as fontes; Elucidou a propagação de fake news e o caminho para seu impedimento; E respondeu vários questionamentos dos estudantes que abordavam editoriais, artigos, entrevistas e assuntos próprios da classe.

Compreendendo competências gerais da BNCC, e objetivando utilizar mecanismos discursivos e linguísticos do jargão jornalístico, foram trabalhadas habilidades orais, escritas e socioemocionais como a responsabilidade, a escuta ativa, o respeito, a cooperação, além das interpretativas que são comuns às aulas.

Colégio São Luiz

Rua Padre Gattone, 112
Centro - Brusque / SC

47

3351.1200

Faculdade São Luiz

Av. das Comunidades, 233
Centro - Brusque / SC

47

3396.7919

Ezcuzê Propaganda